Viseu realizou III Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Viseu, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, realizou na sexta feira, dia 28/10, a 3ª Conferencia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o tema “Concretizar e mobilizar os direitos da criança e do adolescente: Obrigação de todos!” esta conferencia tem como objetivo geral mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implantação e monitoramento da política nacional e do plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
A solenidade de abertura teve inicio com a interpretação do Hino Nacional pela cantora Erica Montalvão, em seguida a pequena Graziele Montalvão, de apenas seis anos de idade, emocionou à todos ao cantar, com salvas, o hino do município de Viseu. Logo após, outra criança de seis anos, Joice Eveline, brilhou ao demonstrar suas peripécias na roda de capoeira, que foi apresentado pela Escola de Capoeira de Viseu, que tem a frente o mestre João que inclusive é conselheiro tutelar no município.
A Conferência foi aberta pela Secretária de Assistência Social, Terezinha Magalhães, que em seu discurso frisou a grande participação de adolescentes na condição de delegados, que com suas discussões contribuirão para as decisões tiradas desta conferencia. Lembrou que a Assistência social do município tem contribuído contra a violência dos direitos da criança. Citou que a secretaria atua com várias frentes de trabalho como o CRAS no bairro Apevi; CRAS, no Km 74; PETI no bairro Mangueirão e nas comunidades Limondeua e Curupaiti; o CREAS na sede do município e a equipe do programa Bolsa Família. Finalizou dizendo que a secretaria possui grande equipe de profissionais qualificados para atender a população viseuense.
O adolescente Marcelo, falou da importância do dia da conferencia para as crianças e adolescentes, pois tem a oportunidade de discutir propostas para a melhoria do nosso município. Orientou a todos que discutam com responsabilidade e elejam as melhores propostas.
O Vereador Neto falou da importância da família na formação digna da criança e do adolescente. Criticou os pais que fogem da responsabilidade da criação e educação dos filhos e jogam para os professores, conselho tutela e/ou policiais para a correção dos filhos da pior maneira. falou de como foi sua criação, lembrando que seus avós exigiam obediência. Repreendeu de forma áspera aos oportunistas que dizem que o governo atual só faz as obrigações: “Mas por que eles, que tiveram no comando da prefeitura e não fizeram nem a obrigação”. Citou a ampliação do programa bolsa família como importante resgate da dignidade das famílias. Lembrou que agora o programa está beneficiando justamente as famílias que merecem o benefício. “O povo de Viseu não é bobo, o povo de Viseu quer andar é pra frente e não pra trás.” disse. Finalizou o vereador colocando a câmara de vereadores a disposição dos conselheiros para apoio no cumprimento das leis.

O Juiz Lauro Alexandrino, presente no encontro, disse que a conferencia visa concretizar os direitos, lembrando que respeitar os direitos das crianças e dos adolescentes é obrigação de todos. Falou que as autoridades, que representam o Estado, também têm famílias, por esta razão tem triplica obrigação. Finalizou dizendo que o judiciário esta sempre a disposição da população naquilo que for necessário pela sociedade.
Cristiano Vale, disse que como prefeito, preocupa-se com o fato de que políticas públicas sejam criadas em Brasília, longe da realidade dos municípios. Citou como exemplo o repasse para a merenda escolar que disponibiliza apenas trinta e dois centavos para uma merenda digna para cada aluno; Posto de Saúde, o município recebe 10 mil reais para manter um PSF, acontece que só o médico recebe 12 mil reais, e os outros profissionais de saúde. Num contexto geral, as pessoas que criam políticas públicas estão muito longe do que realmente acontece nos municípios. Lembrou que tem lutado muito para manter as vicinais de forma trafegáveis. O município mantém cinco equipes de maquinários fazendo a manutenção contínua das estradas. Lembrou da inauguração da Estrada do GIZ/EMAUS, importante região produtora e turística, que irá ganhar condições de escoamento da produção de pescados e camarão, e ainda trafegabilidade para quem quiser conhecer. Anunciou que em breve iniciará uma grande operação na cidade para recuperação das ruas e meio fios. Solicitou à todos os participantes da conferência que atuem com responsabilidade, para que não tomam decisões que colocaria o município no caminho contrário ao desenvolvimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia