BEM RECEBIDA POR BRAGANÇA PARCERIA DE Pe. NELSON E ESMAC PELA PRESERVAÇÃO DO RIO CAETÉ

Em segmento a visão preservacionista e social que já vem executando em Bragança, pela Cáritas Diocesana, Padre Nelson Magalhães voltou os olhos para o estado deplorável de agressão ao Rio Caeté, pela deseducação, abandono do poder e que transformado em mais um lixeiro fluvial a céu aberto com milhares de toneladas de lixo orgânico e assoreamento, vem tendo ameaçada sua origem de rio mais piscoso e belo da região.
Padre Nelson, que de recursos conta apenas com sua vontade, colaboração de alguns poucos voluntários, buscou parceria da UFPA, e agora da Escola de Ensino Superior Madre Celeste, dos poderoso empresários e bragantinos por descendência Amintas Pinheiro e a já conhecida professora Nilse, candidata a deputada nas últimas eleições. Desde cedo aqui estiveram com algumas lanchas que coletaram cerca de dois mil quilos de entulhos, plásticos, latas, isopores, ferro velho, etc., contando com jovens voluntários inseridos do mesmo afã de mudar a triste história de ignorância sobre a utilidade do rio, que decantado em estrofe do Hino de Bragança, não vem tendo a atenção que deveria do poder público. Resultado é o monturo de material orgânico enterrado no fundo, nas margens ou boiando ao sabor das mares na vazante e na enchente. Já é a segunda ação, que embora simbólica, pode ser o grito de alerta e mais adesões nesta inédita empreitada de limpeza do rio, funcionando como estimulo a sociedade e barqueiros, donos de barracas, salgadeiros, os principais agentes poluidores porque jovem os detritos para dentro do rio.
A parceria é bem vista porque alicerçada na consciência em responsabilidade social dos empresários da ESMAC, na possível colaboração econômica, na multiplicação do ideário preservacionista junto à juventude estudiosa, entretando fazendo-se ampla campanha publicitária, além de participação do poder publico através da SEMA municipal e estadual, IBAMA, Instituto Chico Mendes e outras entidades com o SLOGAN – SOS! SALVEMOS O CAETÉ!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

LICENÇA DE OPERAÇÃO