SEGMENTOS DA IGREJA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL TENTARIAM DESCONSTITUIR AUTORIDADE DO ANCIÃO ELEITO, CLAUDINEI LEITE


A reportagem procurou junto a setores da Igreja Congregação Cristã no Brasil, sede administrativa regional de Bragança, que agrega administrativamente cerca de 12 municípios,  buscando apurar o que de fato existiria com relação a uma possível disputa entre facções setoriais da sede administrativa da capital (Belém-Pa) e de S. Paulo (BRAS),  que não aceitariam a descentralização burocrática e administrativa de Bragança, conforme o próprio regimento local e estatuto da congregação, que tem como Ancião (em outras denominações o cargo é de pastor), eleito pelos congregados em assembléia extraordinária é a pessoa do Sr. Claudinei Leite da Silva.
             Ele, segundo informou foi ordenado ANCIÃO pelo referido presbitério. Isto é, composto todos demais anciões que integram uma espécie de conselho geral representativo. Acumulando também a Presidência, cuja função é a gestão do patrimônio imobiliário da igreja, representante legal para demandar em juízo ou fora dele, inclusive em causas que envolvam interesses da igreja.  Tal descentralização, segundo Claudinei demonstrou por ampla documentação, desde o dia 21-04-1962, que, conforme o estatuto (art. 2º.), concedeu a descentralização hoje existente também em Bragança. Salientou que cada regional tem seu conselho de anciões, que decidem os assuntos da igreja regional.  
              Tal ocorrência é inédita na história das denominações locais. Recentemente a reportagem buscando pesquisar como funcionam as várias igrejas diferentes da Católica em Bragança, chegou a conclusão que a Congregação Cristã é uma das mais coerentes, ali não existe obrigação do dizimo, há porém, após os cultos coleta voluntária de doações para manutenção, construções, obras de piedade, etc., não existe a figura do pastor, o único para eles é Jesus Cristo, sendo todas as funções ministeriais não remuneradas, o Ancião vive de seus próprios rendimentos profissionais, como no caso de Claudinei, que é representante comercial de Cosméticos de uso profissional.
                Também, uma característica dessa igreja é que não existe como em outras entidades similares, registro de membros, por entenderem que o vinculo é exclusivo e de natureza espiritual do fiel junto a Deus.
                   Claudinei afirmou que está sereno, com a consciência tranqüila, perante Deus, jamais violentou os preceitos doutrinários, ele acha que, o que enfureceu os anciões externos foi ordenações que ocorreram em Bragança, liberação à mulheres para compor a orquestra podendo tocar instrumentos, além do órgão eletrônico, etc. Confirmou que de fato, existe uma tentativa de bastidores, como por exemplo: A presença de lideranças de outras regionais em Bragança, ignorando-o, sem contato consigo, como Ancião e inclusive, como foi constato em vários cultos, um deles com a reportagem presente, nos bastidores, promovido por Anciões identificados por Claudinei e alguns fiéis leais discordantes da ingerência que julgam abusiva com tentativa de ardilosamente, junto aos fíéis, de desconstituir por exclusão a autoridade de Claudinei.  Os anciãos presentes, pela oposição foram identificados como de  Capanema (Pero Rocha) Capitão Poço (Manoel Antônio de Jesus Cunha, além de Salinópolis (João Batista Moura). Claudinei, segundo parece, tem amigos e aliados fiéis, que não concordam com esse racha de personalidades estranhas, dissidentes inclusive do que é norma regimental legal e tradicional da doutrina da Congregação. Segundo afirmou ainda  a reportagem o ancião Claudinei, os anciãos Paulo Plácido e Gedeão da Costa Carvalho, eles teriam lhe dito formalmente que estaria excluído como irmão em Cristo e destituído do ministério de ancião, inclusive perante testemunhas, contrariando o artigo 9º do estatuto, que só autoriza a desvinculação de função ministerial ou cargos, a pedido, por mudança para outra localidade, inidoneidade moral ou física que os inabilite a missão, improbidade ou desídia, que os inabilite para integrar a Congregação, por quebra de fidelidade a doutrina cristã, etc., não se julgando Claudinei incluso em qualquer das sanções.
            Por suas avaliações das práticas ocorridas, o ancião bragantino vê pratica de manipulação de bastidores dos irmãos fiéis menos esclarecidos, por seus contendores das congregações estranhas a Bragança, cujo ancião local tem sob sua autoridade o direito de definir o que de fato norteia as ações administrativas inerentes a regional de Bragança. Tudo começou, segundo o próprio afirmou a TC, quando Claudinei foi eleito além de ancião, há 16 anos ordenado, como presidente por aclamação, sendo aliás indicado pelo então ancião Francisco de Assis Alves (Viseu-Pará) e por consenso de vários cooperadores e do próprio presidente renunciante. A situação de tentativa de desprestigio agravou-se, segundo Claudinei, após este ter oficiado a Congregação do Brás (São Paulo e Belém, com o texto abaixo, datada de 22/07/2011 as congregações acima citadas: “ Pela presente, comunicamos aos queridos irmãos que nós da Administração Regional de Bragança-Pa, a partir desta data, somente necessitaremos de interferência de outras administrações quando por nós solicitado por escrito.
              Agradecemos as atenções despendidas até o momento e contamos com a oração de todos para que Deus nos dê a guia necessária para prosperidade de sua obra”. Assinam: Claudinei Leite da Silva além de anciões diáconos e cooperadores. Do oficio ministerial.  A represália nos foi dita, começou, inclusive com presença constante dos contendores após o dia 20 de julho passado, com Claudinei segregado numa espécie de “geladeira”, desprezo e tortura psicológica como meta de desconstituí-lo como ancião e fiel da Congregação com missão dedicada ao ministério há  25 anos, já que nasceu em lar cristão com seus pais e avos e bisavós integrando a entidade. Vários membros que tem acompanhado o empenho e dedicação do referido Ancião Claudinei desde quando chegou em Bragança-PA em Novembro de 1.990, estão inconformados pela tão grande grosseria que tem sido tratado, este Homem humilde e de boa reputação diante dos congregados e dos de fora .
             É bom frisar, que o ancião Claudinei, já pela segunda vez em nossa redação, dia 02 de agosto, veio esclarecer os fatos e inclusive gravou em vídeo suas declarações, não eximindo-se dos esclarecimentos públicos, que os fatos requerem no sentido da informação que é praxe dos agentes públicos que convivem com a verdade.
              Já este jornal, presente em culto noturno em uma residência no bairro Perpétuo Socorro, chegou a contatar com alguns anciãos, no caso, identificado como Manoel Antônio Cunha, dia 28, oficiante, que solicitados a esclarecer sobre os fatos aqui relatados não fizeram minúcias. Entretanto, citando a unidade da Congregação, também não fizeram nenhum comentário aos fiéis em público sobre o Ancião Claudinei. Prometendo, entretanto, poderem posteriormente manifestar-se através de suas assessorias jurídicas.   

Igreja Congregação Cristã no Brasil em Bragança

O ancião Claudinei presta seus esclarecimentos ao jornalista J. Brigida

- Anciãos e agentes do oficio ministerial cooperadores da Igreja Central da Congregação Cristã, Sr. Clóvis Leite, Cooperador Sidnei Martins, Geraldo Borges, Claudio de Jesus, Nelson Cruz  e a sra. Eli Guimarães assíduos membros testemunham pela coerência missionária de seu líder, o Ancião Claudinei.

Comentários

jeter disse…
Saudações!

Quero aqui prestar o meu apoio ao ancião Claudinei, pela coragem e determinação com que enfrentou a situação. Tenho certeza que Deus está na sua vida, e te abençoará muito nesta missão. O que está acontecendo hoje na administração da CCB, é algo inevitável. Acredito que cada região, tem homens de Deus que sabem lidar com todas as situações que ocorrem nas igrejas, e não é necessário apenas o Bras tomar decisões. O que fizeram com o irmão Claudinei é inaceitável. Eles tem feito isto com outros, mas agora estamos vivendo em outros tempos.
Desejo as bençãos de Deus sobre a sua vida. Paz de Deus

Jeter - ancião
Anônimo disse…
VÁRIAS PERGUNTAS? ALGUEM SABE PORQUE TIRARAM O IRMÃO CLÓVIS DAQUI DO URUGUAY? A OBRA ESTAVA INDO MUITO BEM EM TACUAREMBÓ... E O IRMÃO SIDNEY MARTINS? ELE É CC BRAGANÇA OU CCU URUGUAY? DIZEM QUE ELE ATENDE EM TACUAREMBÓ, MAS SOB QUAL ADMINISTRAÇÃO? PORQUE NESTE SITE VEJO A FOTO DELE COM O MINISTÉRIO DE BRAGANÇA.... AFINAL?????
Irmão Sergio disse…
A Paz de Deus, lamentavel independente da questão, e ver irmãos por toda parte reclamando e se manifestando de forma contraria as decisões doutrinarias, Deus quer união, sabedoria, amor, misericordia, se vermos um irmão seja qual for tomar uma decisão a qual nos pareça errada, devemos se não concordarmos orar a Deus para que as coisas tomem o seu rumo conforme o seu querer, eu não sei qual o querer de Deus, algum irmão sabe?
A Paz de Deus.
Anônimo disse…
Eu conheço esse povo á muito tempo, nunca imaginaria que chegariam a esse ponto,mas quando o temor de Deus sai do coração e deixa o EU dominar,Deus se afasta deixa o homem trabalhar só, o pecado já o tomou, foi um grupo que decidiu montar sua própria igreja,saibam que eles podem montar milhares de igrejas mas,nunca vão achar o que tinham onde antes eles estavam.

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia