PROJETO PRIMAVERA-VOTORANTIM - AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATEU IMPACTO AMBIENTAL

Ocorreu dia 12 último na sede do Município de Primavera audiência pública com todos os segmentos municipais, por iniciativa da SEMA, com técnicos do estado a promotoria estadual e Procuradoria Federal, reunindo cerca de 2 mil pessoa,, tanto locais como de municípios vizinhos diretamente interessados nas conseqüências positivas - pelo desenvolvimento com geração de empregos, circulação de divisas e geração de impostos, como nos impactos ambientais trazidos pela extração de 1.550 milhões de toneladas de calcário. A área envolvida para instalação da empresa é de 56 hectares, para a mina de extração seriam de 33l hectares, sendo que o calcário é principal matéria prima utilizada na extração de cimento, sendo previstas 1.550 milhões de toneladas para transformação em 1.200 mil toneladas de cimento em tempo previsível de 55 anos. Estiveram presentes a prefeitos Maria Cleuma, de Primavera, Nelson Pinheiro, de Tracuateua, que faz fronteira com Primavera, Claudio Barroso, de S. João de Pirábas, Pedro Japonês, de Santarém Novo, vereadores locais e de outros municípios. Representantes de classes como sindicatos, ONGs, Reservais Ambientais, agricultores, pescadores, catadores de crustáceos, estudantes, etc., revezaram-se em questionamentos sobre possíveis impactos, sugestão de benefícios e contrapartida aos habitantes do entorno da empresa do Grupo Votorantin. Cerca de R$ 8 milhões investidos pela empresa seriam direcionados inicialmente ao município, além do instituto Votorantin em formação técnica de parte da mão de obra, preferencialmente, conforme prometido pelo representante da Votorantin, a comunidade de Primavera.
A audiência não teve caráter deliberativo, sendo iniciativa da SEMA ouvir a comunidade para subsídios na formação do laudo de (LP) licenciamento prévio (ambiental) para instalação da Fábrica, que já adquiriu amplo terreno para instalação das atividade de extração de calcário e fabricação de cimento.
A VOTORANTIN CIMENTOS é uma das empresas mais poderosas do mundo, das holdings operacionais que integram fábricas de cimento, agregados, cal hidratado, argamassa, calcário agrícola, gesso, concreto dentre outros produtos. .

Comentários

A questãoé delicada e deve ser tratada como tal, todo cuidado é pouco, pois o impacto pode ser muito maior do que o que está sendo ventilado.

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia