PALESTRA EM BRAGANÇA ABORDOU A DIVISÃO DO PARÁ

O deputado federal Zenaldo Coutinho(PSDB), presidente da Frente contra a criação do Estado de Carajás e a empresária Ciane Barros, vice-presidente, estiveram realizando palestra aos estudantes do Campus da UFPA de Bragança, dissertando sobre as razões elencadas pela Frente e que inviabilizam a divisão do estado do Pará para a criação do estado de Carajás, de cunho cultural, social e econômico, que perderia 83% de território, 2,7 milhões de pessoas deixariam de fazer parte da população do Pará, nos 175 da área que restariam, 64%, quase 5 milhões de pessoas teriam somente metade da receita atual do estado.
              “O Pará tem um grande futuro pela frente e dividir o estado é acabar com as possibilidades de desenvolvimento. Para crescer precisamos de terras, rios, energia e minérios, além de estar juntos e lutar para manter a unidade territorial do estado. Sem condições de pagar suas despesas, Carajás não teria como gerar emprego e garantir serviços básicos, para a população que migraria para sua capital. O resultado disso seria o aumento da pobreza, violência e destruição da floresta”., disse Zenaldo a reportagem.
              Zenaldo ainda questinou sobre quem pagará as dívidas do Pará, inclusive os investimentos feitos nas regiões que querem a separação? “Não será o governo federal” disse o deputado, já que pelo artigo 234 da CF de 1988, a União está proibida de assumir dividas decorrentes de criação de novos estados. Segundo dados do IPEA, Carajás teria um custo de manutenção de R$ 2. 900 bilhões por ano, só com manutenção da dívida publica. Carajás gastaria 23% de seu PIB, não sobraria recurso para investir em saúde, educação e segurança. Dividir o Pará é aumentar a pobreza. Razões similares tem a população para não aprovar a criação de Tapajós.
            A palestra, se melhor organizada e com melhor divulgação, poderia ter tido maior assistência para melhor proveito da população, que fora a mídia feita pela Tribuna do Caeté (carro som), em locais de grande movimento de pessoas, e do interior, vem sendo pouco abordado e em detalhes para melhor consciência da sociedade.
A empresária Ciane Barros e o dep. Zenaldo Coutinho, vanguardas da Frente contra a divisão do Pará.

Comentários

Nazareno Santos disse…
Também edito aqui em Itaituba um jornal e bnblog com nome de TRIBUNA DO tAPAJÓS E REPRODUZI COM O CRÉDITO DEVIDO A MATÉRIA SOBRE A PALESTRA DE zENALDO cOUTINHO.cASO ESTE CONCEITUADO BLOG INTERESSE TAMBÉM TEMOS MUITAS MATERIAS SOBRE O NOSSO MOVIMENTO FAVORÁVEL PELA DIVISÃO DO PARÁ...DEMOCRATICAMENTE SOCIALIZAR INFORMAÇÕES É O MELHOR INSTRUMENTO PARA QUALIFICAR O DEBATE.NAZARENO sANTOS-e-MAIL TRIBUNNA@HOTMAIL.COM-iTAITUBA-pÁ.um ABRAÇO TAPAJÔNICO AO VALOROSO POVO bRAGANTINO.
@n@liju disse…
a pergunta e a seguinte para onde vai a receita do estado. nao me diga que e investido em educacao, saude, culta , ah essa nao. sou a favor da divisao sim.
@n@liju disse…
qual o real interesse dos dois? um politico, interessado mais no seu bolso do que qualquer outra coisa e outra empresaria, que nao aceita de forma nenhuma outras empresas la do sul, como casas bahia, ponto frio, entrarem no estado. nao aceitam em ultima analise o estado se desenvolver.
conta outra zenaldo coutinho , macaco velho

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia