Viseu realiza o maior círio da história

No domingo, dia 20, os católicos de Viseu, realizaram o maior círio da história do município. Aproximadamente 25 mil pessoas, participaram da romaria que completou 90 anos de tradição. Segundo o Padre Carlinhos, pároco local, a festa em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, teve inicio em 1921, quando um pescador que à deriva no mar, fez a promessa de que se encontrasse o caminho de casa e fosse salvo daquela situação, iria realizar uma grande festa em homenagem a santa. Como foi salvo por milagre, iniciou, assim que chegou na sede do município a festa de Nazaré com a romaria. Desta forma, há 90 anos, o círio acontece pelas ruas da cidade. Uma grande programação foi organizada.

Desde o dia 08 de outubro, deu-se inicio as peregrinações por todas as comunidades da paróquia e órgãos públicos. Na sexta feira, 18, aconteceu a romaria fluvial, que saiu da comunidade ribeirinha de Sumauma. Em seguida aconteceu a moto romaria com destino a comunidade da Chapada. De lá, na parte da tarde, saiu a grande carreata em homenagem à santa, aproximadamente 150 veículos participaram da carreata. No sábado á noite, aconteceu a trasladação da imagem original da Igreja Matriz para a capela de N. S. do Perpetuo Socorro no Bairro do Alto, em curto perímetro, esta procissão recebeu várias homenagens em seu percurso. O destaque foi a bonita berlinda em acrílico, que com iluminação especial, deixou a imagem da santa ainda mais bonita. No dia 20, domingo, a grande romaria iniciou as 07 da manhã com celebração iniciada na Capela de N.S. Perpétuo Socorro e seguiu pelas ruas da cidade, recebendo muitas homenagens por onde passava. A homenagem mais comentada, foi realizada pelos moradores da Rua Cel. Antonio Pedro, músicos, balões e uma grande queima de fogos.
Toda a cidade se preparou para a grande festa, a maioria das casas estavam ornamentadas com detalhes marianos em cores vermelho e branco. A prefeitura organizou a cidade com intensificação dos serviços de limpeza, manutenção e recuperação da pavimentação asfáltica da cidade. Através da secretaria de cultura, a prefeitura municipal, ornamentou as principais ruas. O trapiche municipal também recebeu ornamentação especial. O Prefeito Cristiano Vale, que acompanha o círio desde 1998, disse sentir-se honrado em participar da maior festa religiosa da região e ainda poder contribuir com a romaria.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia