Capanema inicia planejamento pedagógico 2012 com reajuste salarial dos professores

Professores e professoras de Capanema ganharam esta semana um motivo a mais para sorrir. O prefeito Eslon Martins assinou as portarias de gratificação aos professores que tem nível superior, fixado em 30%. Eslon homologou também o reajuste salarial de 22,22%, exigido pelo Ministério da Educação. Agora os professores da rede municipal irão receber os R$ 1.451,00 exigidos pelo referido ministério, já na folha de pagamento deste mês.
Capanema se destaca por ser um dos poucos municípios do estado a obedecer a margem do piso nacional. “Nosso compromisso com o funcionalismo público é indiscutível e com o professor não é diferente. Pagamento em dias é prioridade nessa gestão e os professores estão de parabéns por mais este benefício”, enfatizou.
Os professores agraciados com o novo benefício enalteceram o empenho do gestor e agradeceram por mais este beneficio. “Tenho certeza que toda a classe está feliz por mais esta meta alcançada, graças ao nosso prefeito e a tendência é que nesta gestão nossa classe continuará sendo valorizada”, exclamou a professora Ângela Maria Ribeiro.
O reajuste se baseou no aumento do gasto por aluno da rede pública, calculado pelo FUNDEB (O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Planejamento pedagógico 2012
Com o objetivo de discutir novas diretrizes para a educação em Capanema, a secretaria de educação, em parceria com a prefeitura municipal, realizou a abertura do planejamento pedagógico 2012. O evento aconteceu na sede da ASSUPA na manhã desta quarta, 28.
A ocasião reuniu professores, sociedade e secretariado. A secretária de educação,Liduína Cruz, discursou para os presentes e apresentou os pontos necessários para que a educação de Capanema continue em evolução. “A educação tem uma função demasiadamente significativa na formação do cidadão. A educação é essencial na construção da sociedade”, esclareceu.
Um dos eventos mais importantes da programação foi a palestra, com o professor e doutorando em comunicação Social, Iury Vidal, que ministrou o tema “O Planejamento, a educação e a análise crítica dos componentes sociais”. Na palestra ele apontou os principais pontos e objetivos para que a educação seja exemplo de primeiro mundo, enfatizando o papel do gestor no desenvolvimento da mesma. “Uma educação de qualidade se faz com o empenho do gestor, em permitir que os educadores tenham acessos estruturais para desenvolver um trabalho de qualidade e eu tenho certeza que essa meta vem sendo cumprida pelo gestor municipal dessa cidade”, apontou.
Uma das principais propostas pensadas para a educação em Capanema é a inserção de um programa de educação integral por meio do programa Mais educação. O projeto deve atingir o município nas regiões urbanas e rurais já a partir deste ano.
Integral. Por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a educação integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma.
O Programa Mais Educação, do MEC,  trabalha neste sentido desde 2008, promovendo a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, de modo que a tarefa de educar seja dividida com os pais e a comunidade. “Enquanto mais projetos nós pensarmos para a educação, melhor será o crescimento do nosso cidadão e consequentemente o desenvolvimento da nossa sociedade e a prefeitura tem priorizado esse essa questão”, esclareceu o prefeito de Capanema Eslon Martins.
Revelino Fernandes – da SECOM/Capanema, com informações do Ministério da Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

LICENÇA DE OPERAÇÃO