VIII CONFERÊNCIA EM VISEU ELEGE TITULARES AO CONSELHO DE SAÚDE

Com a cerimônia presidida pelo gestor de Viseu, Cristiano Vale, o evento ocorreu no Cenóbio Horebe, prestigiado pelo Juiz da comarca, Dr. Lauro Alexandrino, Sra. Cléa Calandrini, coordenadora da SESPA, Marcos Barros, presidente do Conselho de Saúde de Viseu, Cherliane Barros, presidente do poder legislativo municipal, edil Isaias Neto, Marco Antônio, secretário de Saúde interino e a médica Valderez.

O corpo de Agentes Comunitários de saúde, a pastoral da saúde, setores da sociedade civil, discutiram em oficina o tema central: “Todos usam o SUS”, “SUS na seguridade social”, “políticas públicas” e “Patrimônio da Humanidade”, dispondo o regimento interno sobre a representatividade de 72 delegados de usuários, 36 delegados de Trabalhadores em Saúde e 36 delegados de Prestadores de serviços de saúde, cujo conselho atual como fiscalizador, é o assessor das ações, e tem a composição de 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de prestadores de serviço em saúde. Após as discussões e aprovadas as resoluções estas serão adotadas pela gestão na respectiva área, objetivando aperfeiçoar os serviços em prol de benefícios à comunidade viseuense.
Conferência municipal de Saúde, aberta pelo prefeito Cristiano Vale, foi prestigiada pelo Juiz Lauro Alexandrino.

Representantes de entidades participando da Conferência de saúde de Viseu.

Coreografias animaram a programação cultural do evento.



Por ocasião da abertura oficial, o prefeito Cristiano falou dos melhoramentos sensíveis, traduzidos em conquistas importantes em sua administração, como o convênio assinado com o Hospital da Bem Aventurança, que conta com diversidade de profissionais médicos, e ainda ampliação do programa Saúde da Família, com a implantação de postos de saúde em distritos populosos, nomeação de 127 ACS na cidade e no interior, estabilizados por lei, repasse total de cerca de R$ 4.800.000 neste governo, construção breve de uma UPA na sede, aquisição de duas motos, duas ambulâncias e integração ao sistema municipal de saúde de mais cinco médicos, além de parceria de ações com a pastoral da saúde.
O prefeito disse que contabilizou até agosto passado repasse de cerca de R$ 9 milhões aos servidores, que agora recebem em dia, diferente de seu antecessor, que não pagaria os profissionais e que estes não queriam mais trabalhar em Viseu. Cristiano Vale lamentou a derrubada do antigo prédio do hospital local e com recursos direcionados, cuja construção não foi avante. Acrescentou Cristiano: “Agora todos os postos de saúde têm medicamentos para a população que os procura, tendo toda a atenção disponível no meu governo”
O evento foi animado por um grupo teatral improvisando uma visão surrealista do SUS, seu funcionamento desejável e com a ajuda da sociedade, além de um grupo folclórico de Boi Bumbá. A integração prefeitura e sociedade foi demonstrada pela sintonia de pensamento em buscar melhorias à saúde de Viseu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia