Deputada entrega ao governador projeto de recuperação do rio Caeté

Depois de elaborar um projeto de Recuperação Ambiental e Conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Caeté, localizado na região nordeste do Estado do Pará, a deputada Simone Morgado reuniu com o governador Simão Jatene na tarde desta segunda-feira, 12, para pedir apoio na execução do mesmo. O projeto está direcionado para o fomento do desenvolvimento sustentável, preferencialmente das comunidades que se encontram as margens e em proximidade do rio Caeté e seus afluentes, e que utilizam seus recursos naturais para subsistência. Para a escolha destas comunidades, alguns critérios serão adotados, como as que são formadas por população tradicional (quilombolas; indígenas; ribeirinhos); possuem base da economia diretamente relacionada à produção familiar; e a tenham conservação ambiental para a sustentabilidade de sua atividade.
A bacia hidrográfica do Rio Caeté abrange os municípios de Bonito, Tracuateua, Ourém, Capanema, Santa Luzia do Pará, Bragança e Augusto Corrêa. Alguns estudos e análises das condições socioambientais dessa bacia desenvolvidas pelo Grupo de Atividades Integradas Ambientais (GAIA), da Universidade Federal do Pará - UFPA e outros grupos de pesquisadores renomados, evidenciaram como principais problemas ambientais ao longo do rio o uso inadequado dos recursos naturais, como desmatamento, o uso inapropriado de agroquímicos utilizados no meio rural, a prática ilegal da mineração e a poluição hídrica, provocada principalmente pelo despejo de resíduos oriundos das sedes dos municípios de Bragança e Santa Luzia do Pará, pelo fato dessas duas cidades estarem inseridas no sistema de drenagem da bacia.
“Esses problemas têm acarretado danos socioambientais ao longo de toda a bacia, que vão desde prejuízos diretos as comunidades ribeirinhas, até a disseminação de doenças vinculadas ao sistema hídrico de baixa qualidade para consumo. Além disso, a falta de infra-estrutura básica de saneamento nas áreas mais urbanizadas da bacia, com reflexos diretos principalmente no próprio recurso hídrico, são outros problemas acarretados”, disse a deputada Simone Morgado ao governador.
Ao longo de todo o curso do rio Caeté foram identificadas 19 comunidades que se encontram às margens ou proximidades. Todas possuem como principais atividades econômicas a agricultura familiar (culturas de subsistência e frutíferas) e o extrativismo vegetal (açaí, cupuaçu, bacuri, buriti, lenha e carvão) e a pesca artesanal (peixes, crustáceos e moluscos) se destaca como atividade econômica mais relevante. “Um projeto bem idealizado e de grande importância para a região. Vamos avaliar com bastante atenção a sua execução para preservamos toda a bacia do rio Caeté e fomentarmos a economia das comunidades do local”, disse o governador.
Um novo encontro entre a deputada e o governador está sendo programado para que ela receba uma resposta sobre a execução do projeto. Como um presente pela visita, a deputada estadual entregou ao governador o Inventário Cultural de Bragança, idealizado e executado por ela entre os anos de 2007 e 2008

Deputada Simone Morgado entrega ao Governador Simão Jatene o Inventário Cultural de Bragança.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia