Festival Cultura de Verão em Bragança

O Festival Cultura de Verão foi a principal atração do fim de semana em Bragança, município situado no nordeste paraense. O público viu e aplaudiu os shows da cantora Aíla Magalhães e da banda Manoel Cordeiro e Sonora Amazônia, na sexta-feira, 22, e do cantor Tony Soares e da banda Metaleiras de Amazônia, no sábado, 23. A noite de sábado teve ainda a participação do grupo Raízes da Amazônia, de Bragança.
Tony Soares mostrou uma prévia de seu novo disco, “Caminhando com São Benedito”, marcado pela sonoridade da Marujada. O artista subiu ao palco do Espaço Orlando Bordalo, no centro da cidade, com cinco pares de marujos, que apresentaram seu tradicional bailado acompanhado pelo músico tocando banjo. O artista também apresentou músicas de seus trabalhos anteriores, boa parte delas conhecida do público.
No novo projeto, ele conta a história da marujada por meio da música. “Nesse trabalho reuni elementos como o retumbão, o xote e as comitivas de São Benedito, que é o padroeiro do município”, detalhou Tony Soares. No palco, o músico apresentou ainda canções do álbum “Tambores do Livramento”, que será lançado junto com o novo trabalho.
Reverência – Prestes a completar 213 anos, a Marujada é principal manifestação cultural e religiosa de Bragança e tem seu ápice no dia 26 de dezembro, quando cerca de 90 mil pessoas acompanham a procissão em homenagem a São Benedito. Tony Sores, que é bragantino, sempre buscou valorizar essa manifestação, cuja origem data do fim do século XVIII.
“Um trabalho como o de Tony Soares é muito importante para a Marujada, pois significa a valorização e a divulgação da nossa cultura. A Marujada fica muito grata”, disse João Batista, o “Careca”, que há dez anos preside a entidade responsável pela manifestação, a Irmandade de São Benedito.
A participação de Tony Soares no Festival Cultura de Verão também foi elogiada pelo público. “É uma iniciativa ótima. Bragança precisa mostrar seus artistas e também conhecer os outros artistas paraenses. Tem muito artista bom escondido por aí”, disse Janete Cardoso, 39, dona de uma barraca de lanches. “E o melhor é que não tem bagunça. Só vem público bacana”.
No meio desse público estava o professor Eduardo de Souza, 39, morador de Santa Izabel do Pará, que reuniu um grupo de dez amigos para passar o fim de semana em Bragança. “Gostei muito do show do Metaleiras da Amazônia. Já conhecia o trabalho do Calibre, mas o do grupo, não. Estou achando maravilhoso”, comentou.
Bragança e a praia de Ajuruteua foram as opções do grupo para fugir do intenso movimento em Salinas. “Ontem (sábado) fomos a Ajuruteua, e amanhã (domingo) vamos a algum balneário próximo de Bragança”, completou Sebastião Corrêa.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

LICENÇA DE OPERAÇÃO