Viseu é destaque nacional no Programa Bolsa Família

O município de Viseu é destaque no Brasil, pela gestão do Programa Bolsa Família. Foi, segundo a coordenação estadual, no Pará, o município que atingiu maior percentual de aumento de beneficiários do programa federal. Quase 100%.
Por essa razão, Viseu será referencia para outros municípios paraenses, inclusive, será tema de discussões num seminário na capital paraense, onde serão abordadas estratégias de ação para ampliação do PBF. A gestora do programa no município, Gorete Montalvão, foi convidada para expor aos 143 coordenadores municipais, sua estratégia de atuação para atingir tais resultados. O prefeito Cristiano Vale, que acompanha de perto as ações e é o maior incentivador da ampliação do programa, foi convidado para receber, em Brasília, um prêmio nacional como exemplo de gestão. Para ele, poder oferecer as pessoas o que elas tem direito é um dever de cada gestor. “O grande beneficiado com isso não é só as pessoas que irão receber o dinheiro, mais principalmente o município, pois, há uma grande circulação de recursos no município e vai girando nos comércios, nas feiras, nos supermercados, nas oficinas, nos bares, nos restaurantes... enfim todo mundo ganha.” Declarou Cristiano.
No inicio do atual governo, eram pouco mais de 5 mil beneficiários, e nenhuma estrutura para a gestão do programa. O prefeito determinou uma serie de ações para a reestruturação do programa e ordenou que todos os cadastros encontrados fossem revisados e uma nova estrutura com equipamentos, veículo, prédio e materiais de trabalho foi colocada a disposição do programa.Contratação e capacitação de funcionáriosfoi realizada para atingir todo o município. E o resultado dessas ações é que atualmente temos 10.873 famílias registradas no CadÚnico.Destas, 8.850famílias estão com o benefício liberado.

Funcionários municipais de Viseu já podem sacar o 13º salário
Por determinação do Prefeito Cristiano Vale, a prefeitura municipal de Viseu, larga na frente dos outros municípios paraenses e já está fazendo o pagamento do décimo terceiro salário dos seus funcionários. A partir de hoje, 10 (sábado), os funcionários, que tem conta no Banco do Brasil, já podem sacar os seu salário.Para os que tem conta no Banpará, o recurso estará disponível já nesta segunda feira, dia 12. Segundo o prefeito, isso demonstra a responsabilidade que seu governo trata o seu funcionalismo, além de ser um grande incentivo ao comércio local, pois, há uma grande circulação de recursos através das compras de fim de ano e quitação de dívidas. Os comerciantes que se prepararam para o período , com renovação dos estoques de mercadorias, acreditando nesse recurso, já podem comemorar com a grande procura por produtos. Apesar da crise que o país enfrenta, que tem penalizado os municípios, com cortes nos repasses, Viseu consegue, muito antes do prazo, realizar o pagamento. Confirmando o árduo trabalho de coordenação de gastos públicos e investimentos. Segundo a dona Girleide Lobo, esposa de um funcionário municipal, agora dá pra fazer a programação de fim de ano, pagar contas velhas e realizar novas compras.Ao contrário do tempo em que o povo esperava, fazia filas, e até promessas pra receber esse “dinheirinho extra” no final do ano e nada. Referindo-se aos governos anteriores, que ficaram marcados na memória do povo por não pagarem o décimo, que é direito garantido por lei, e ainda atrasarem os salários dos funcionários.
-------------------------------------------------------------------------------------

São José do Gurupi recebe projeto Saúde e Cidadania
A Secretaria Municipal de Saúde realizou na comunidade de São José do Gurupi, a quinta edição do Projeto Ação Saúde e Cidadania, que é um trabalho de prevenção e promoção da saúde e ainda o exercício da cidadania. O programa que já aconteceu nas localidades de Laguinho,Açaiteua, ItacupimeTaperebateua, tem por objetivo, deslocar a estrutura da secretaria municipal de saúde e outros parceiros do projeto, para as áreas mais afastadas da sede do município, onde ainda não há cobertura dos programas de estratégia de saúde da família. Segundo Marco Antônio, secretario de saúde, há também a preocupação do governo municipal em disponibilizar estruturas de transportes para os moradores das comunidades próximas ao local de realização da ação, e ainda prioridades destas pessoas nos atendimentos e alimentação para que possam realizar seus procedimentos com segurança. A coordenadora de Atenção Básica no município, Dra. Cristiane Cavalcante, disse que o projeto é de extrema importância pois oportuniza aos moradores destas comunidades os serviços de saúde, isto é, o governo municipal vai com sua estrutura oferecer os serviços onde o povo está. Ressaltou ainda a recepção calorosa que os profissionais têm por parte das pessoas, segundo ela, isso demonstra o projeto está no caminho certo, e que a cada evento, novos serviços são oferecidos.
Segundo a coordenação do projeto, foram realizados aproximadamente 300 procedimentos, entre consultas médicas, vacinação, exames como o PCCU, entrega de medicamentos, consultas e procedimentos odontológicos, emissão de documentos como Identidade e Carteira Profissional, cadastro e inclusão no Programa Bolsa Família, cadastro e emissão do cartão do SUS, entre outros. Para os próximos eventos já estão confirmados a sala de leitura e ações relacionadas ao meio ambiente. Cerca de 30 profissionais participaram da ação, médicos, dentistas, auxiliares, dentre outros, e que atenderam aos moradores de São José do Gurupi, Santo Antônio, Jaraquara e Mariana.

-------------------------------------------------------------------------------------------
Viseu ganha mais asfalto
A prefeitura de Viseu, através da secretaria obras, realiza a partir desta segunda feira, mais uma etapa do trabalho de pavimentação asfáltica nas ruas de Viseu. Segundo o Prefeito Cristiano Vale, apesar da grande crise financeira que prejudica principalmente os municípios, o governo municipal consegue, com muita cautela,manter os serviços básicos e ainda realizar investimentos. Provando que com responsabilidade com o dinheiro público e respeito ao povo é possível administrar quando se quer o bem da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia