Milhares de fiéis participaram da procissão de São Benedito em Bragança

Cerca de 50 mil fiéis acompanharam a procissão de São Benedito, na tarde desta segunda-feira (26), em Bragança, nordeste paraense. Além da parte religiosa, a festividade introduzida pelos escravos, há 213 anos, conta ainda com a marujada, manifestação declarada Patrimônio Artístico e Cultural do Estado, em 2009, por lei de autoria da deputada Simone Morgado.

“Quando voltarem para casa, vocês vão tirar os chapéus de marujos e marujas, mas não vão tirar do coração o espírito beneditino, que nos ensina a amar como Jesus amou. O ano de 2012 será especial porque é bissexto e por isso tem um dia a mais para amarmos uns aos outros”, orientou dom Luiz Ferrando, bispo da Diocese de Bragança, ao final da missa campal que celebrou no início da noite de segunda-feira (26), no Largo de São Benedito, ponto final da procissão que este ano bateu recorde de público.

A programação do último dia de festividade começou com missa na igreja de São Benedito às 8h. Em seguida teve início a dança da marujada no Teatro Museu da Marujada enquanto paralelamente foi realizado mais um tradicional Leilão do Santo, no Salão Beneditino, onde donativos oferecidos por devotos foram apregoados até ao meio-dia. Além de imagens de São Benedito e outros souvenires relativos à festividade, também foram leiloados animais e cachos de pitomba. O cacho de pitomba mais cobiçado foi arrematado por R$ 600,00. Uma das peculiaridades do evento é guerra de caroços de pitomba entre os presentes, brincadeira que estimula o arremate da fruta de época. “Grande parte dos recursos arrecadados neste leilão vem dos cachos de pitombas doados por devotos e a guerra de caroços é a principal responsável por esse sucesso”, avaliou o geólogo Roberto Moreira, que há 12 anos trabalha na organização do leilão.

Depois de uma manhã de dança, pela primeira vez com as saias vermelhas, que fazem alusão à escravidão, a marujada seguiu do Teatro Museu da Marujada para o Lions Clube de Bragança, onde foi servido o almoço do juiz da festividade, cargo que inclui a responsabilidade de oferecer essa refeição, além de outros atributos relativos à produção do evento. Após o almoço, a marujada voltou a dançar celebrando São Benedito, até as 15h, quando teve início a concentração para a saída da procissão.

Apesar da grande aglomeração de pessoas, a 5º Companhia de Polícia Militar do Estado, que atuou durante o evento com 50 homens, não registrou nenhum delito. “Tudo transcorreu da maneira mais pacífica possível”, disse o capitão Dayvid Sarah, comandante da corporação.

CULTURAL – Embora o ápice seja no dia 26, a festividade de São Benedito começa em 18 de dezembro, durante a alvorada em que as marujas dão um abraço simbólico, dançando ao redor da igreja de São Benedito. Ao longo dos nove dias de evento, além da marujada que o principal atrativo cultural da temporada, shows, exposições de artes plásticas e artesanato, teatro e festival gastronômico também fizeram parte da programação beneditina. “A idéia de reconhecer oficialmente a manifestação de Bragança como Patrimônio Artístico Cultural do Estado não se restringe ao folclore, mas também ao contexto totalmente diferenciado que os bragantinos vivem durante esta temporada em que a Pérola do Caeté exala cultura, efeito logicamente alavancado pela marujada”, concluiu a deputada Simone Morgado, autora de lei que declarou a Marujada de Bragança Patrimônio Artístico Cultural do Estado.
Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticia-180858-procissao-de-sao-benedito-atrai-50-mil-fieis.html




 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

LICENÇA DE OPERAÇÃO