II Festival Gastronômico em Bragança

Pelo segundo ano, o Festival Gastronômico Bragantino, realizado pela Irmandade de São Benedito da Marujada de Bragança, integra o calendário de eventos que agregam valores à maior festividade religiosa e cultural do município, declarada Patrimônio Histórico Cultural do Estado, em 19 de novembro de 2009, quando entrou em vigor a lei de autoria de Simone Morgado, parlamentar também responsável pela viabilização de recursos, através da Fundação Tancredo Neves, para que o festival fosse executado. “Além do título que tanto honra os devotos bragantinos, a lei prevê a inclusão da Marujada de Bragança nos calendários histórico, cultural, artístico e turístico anual do Estado do Pará, o que consequentemente repercute de maneira positiva gerando iniciativas como o investimento na estrutura de recepção, o que beneficiará tanto o morador do município como o turista”, opinou a deputada. Carlos Fernando, diretor da Festividade de São Benedito, que esteve à frente da operacionalização das tarefas para a realização dos dois festivais, externou o sentimento da Irmandade de São Benedito em relação aos incrementos adequados à festividade, por intermédio da deputada Simone Morgado, como a programação musical, inserida entre os dias 18 a 26 de dezembro a partir de 2007. “É uma satisfação muito grande para nós da Irmandade ir além da manifestação propriamente dita, agregando assim valores à Cultura e ao Turismo. Primeiro foram os shows com artistas da música paraense de primeira linha em Bragança, depois foi incluído o Festival Gastronômico Bragantino. Afinal, nós trabalhamos para a manifestação que mais mobiliza a cultura e o turismo religioso no município, o que é de grande coerência que cooperemos para o avanço do Turismo, segmento que tem trazido desenvolvimento para Bragança, através da geração de trabalho para todos os ramos do comércio e de serviços, bem como para as camadas sociais em geral”.
ATENDIMENTO - Este ano, o Festival Gastronômico Bragantino teve como foco o bom atendimento. A proposta foi elaborada para suprir a carência diagnosticada pelos técnicos do FAMTUR 2012. A equipe esteve em Bragança, durante a Festividade de São Benedito, no ano passado, quando, em meio a tantos elogios às iguarias, foram inevitáveis queixas contra o atendimento. “Apostamos que as oficinas trarão bons resultados que logo serão percebidos no dia a dia e, especialmente, com a maior demanda de turistas durante a Semana Santa, quando as técnicas aprendidas na capacitação serão muito úteis”, explicou o coordenador do festival prof. Dr. Álvaro do Espírito Santo, coordenador do evento e secretário adjunto de Estado de Turismo do Pará. C

ONTEÚDO - A teoria associada à prática de maneira simultânea foi o método utilizado pelo chef de cozinha Fábio Sicília, que ministrou as oficinas, para condensar ao máximo o conteúdo programático em dois dias de atividade. Fábio contou que durante as dramatizações e laboratórios onde os alunos simulavam situações comuns em suas rotinas de trabalho, garçons e ajudantes de cozinha se saíram de maneira surpreendente. “A espontaneidade e o bom humor dos participantes foram fundamentais para o bom aprendizado. Ninguém ficou inibido para expor sua própria realidade em relação ao seu conhecimento ou desconhecimento sobre o assunto. Pelo contrário, cada um fez questão de contar o quanto não sabia nada sobre a profissão quando ingressou completamente leigo. E, como sempre, com honestidade e sinceridade, sempre se vai mais longe”, disse Sicília, que aplicou atividades para o aprendizado nos aspectos cognitivos, psicomotor e afetivo, instigando 40 participantes a assimilar a filosofia do atendimento como chave da questão, na qual os demais requisitos são adquiridos com a experiência e a sensibilidade de cada profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

LICENÇA DE OPERAÇÃO