CARUTAPERA DE CARA NOVA, VIVE A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

A Festividade de São Sebastião, festejado há mais de setenta anos, iniciou na antiga igreja da cidade. Em todo esse tempo, passando pela gestão do pároco padre Augusto Mozeti (in memorian), catequista benemérito, arquiteto construtor da Catedral de S. Sebastião, tomou jeito de festividade até de cunho turístico. Então o divino se confunde com o profano, onde a caravana Caru, de filhos da terra que habitam em Belém do Pará, São Luiz-MA, Espírito Santo, Natal-RN além de outros entornos, cumpram, assíduos a romaria de visitar a terra natal e rever as raízes familiares, integrar-se a alegria dos caravaneiros e do carnaval fora de época do Bloco das” Caceteiras”. E haja jovens respirando alegria e fogosidade, tudo desportivamente e pelas ruas da cidade.
Além disso tem a festa da Caravana,show de bandas na praça, hoje a city conta com hotéis confortáveis, vários supermercados, a caravana chega por volta dos dias 15/16, a missa e procissão é dia 20. Nos anos 50 existia apenas a Caravana Caru do Pará, nesse tempo todo os criadores, os Sodré, o Joãozinho, Candinho, a Veni, (in memorian) e o Hélio Sodré, remanescente ainda vivo, enfrentavam o trem “Maria Fumaça” da antiga estão Ferroviária de Bragança-Belém e aportavam alegremente em Carutapera à bordo de barcos à vela, via a temida baia do “Quebra-pote”. Ou na antiga lancha Rio Gurupi, chegavam sob pipocar de fogos e a alegria contagiava o resto da cidade, encontro de gerações que passou de avos a netos e bisnetos. Improvisam charangas em confraternização unindo todas as classes sociais da cidade em barulhenta alegria.
Foto- A Catedral de Carutapera, obra do padre arquiteto Augusto Mozzetti (foto). ATENÇAO MAYARA COLOCAR SO A FOTO DO PADRE, JUNTO A FOTO DA CATEDRAL.
DE PADRE AUGUSTO A MONSENHOR RACA & AMIN QUEMEL
Daqueles longos e saudosos tempos o ritual religioso, ou o profano – as brincadeiras pouco mudaram, agora há os incômodos treme-terras, estorvo aos visitantes. Há ações do Ministério Publico? A cara da cidade muito mudou, ali temos, por exemplo, o cemitério, digno campo santo, talvez o mais chique de cidades do Pará e Maranhão, os mortos são prestigiados por Amin. É patente. A Terra se transformou, nos tempos atuais, do prefeito Amin Quemel, Carutapera apresenta cara nova, astral de otimismo, bom humor e esperanças. Chega-se em ônibus turísticos de vários cantos do país, trafegando em rodovia sinalizada e pavimentada. Ao longo desses 60 anos, a mudança é patente em relação a outros governos, de alguns filhos da terra? Só frustração, houve até gente nas malhas da policia federal. Pilhagem pura!
Um estranho, parece, caído do céu, Amin Quemel, despreendido e responsável social, em iniciativa privada, doou uma creche a 300 crianças, digna e confortável, sala de estar de Caru. Carismático, visão, tino, gestão presente, competente, cada obra que faz é notável esse propósitos e ideal. O prefeito veio da iniciativa privada,- origem de pobretão, num tempo de descrédito quase generalizado em políticos, Amin já ganhou o status popular de “salvador da pátria” por unanimidade. Até de alguns raros radicais que o criticam (política/interesses pessoais), mas reconhecem-lhe os méritos, não discutem sobre sua probidade e empenho administrativo. Em apenas três anos é pioneiro regional em obras de infraestrutura, exemplar em gestão, empenho e compromisso. Cada obra inaugurada mostra bem o afeto de Amin com a cidade. É incansável (chato, que nem carrapato, visão, controla pequenos detalhes, tem a rédea de mando), Ético, zelo no trato público com o mesmo cuidado que no privado, virtudes que pouco se vê em políticos prefeitos. Empreendedor vocacionado e avaliado pelo jornal TC como padrão em gestoria pública em relação a políticos profissionais viciados e picaretas. Incansável, ele colocou a serviço da gestão toda competência de cidadão que um dia foi carente mas com trabalho árduo, dedicação e seriedade, qualidades que o tornam líder respeitado e acatado pelos munícipes e governantes. E Carutapera grava e agradece!
Catedral de carutapera
Universidade estadual do Maranhão

Biblioteca publica

Carutapera tem veiculo de ronda

Centro de saude da mulher

Escola infantil e creche municipal

Infraestrutura de apoio a iluminação publica

Loja do Armazem Paraiba

Escolas modelo

Nova orla


Supermercado e Hotel R.Soares

Comentários

CARUTAPERA ESTÁ MUITO LINDA!! ^^ AMO MINHA CIDADE NATAL... A CADA DIA CRESCENDO! COM MUITAS CONSTRUÇÕES PROJETOS, E FESTIVIDADES, QUE É A SUA MARCA, COMO POR EXEMPLO FESTIVIDADE DE SÃO BENEDITO... QUEM NUNCA FOI PRECISA IR, E QUEM JÁ FOI SEMPRE RETORNA... TEM OS GRUPOS FOLCLÓRICOS, QUE TODO ANO DÃO SHOW, DE COREOGRAFIA FIGURINO E DANÇA, SIMPATIA E MUITA ALEGRIA PRA CIDADE... QUE SÃO; EXPLOSÃO CARU, CIA REVELAÇÃO E BANHO DE CHEIRO SEM FALAR NA ALEGRIA QUE É ROSA E ROSINHA... ESSA É A MAS ESPERADA, É UMA QUADRILHA TEATRAL E HUMORÍSTICA... EU TAMBÉM RECOMENDO A VISITAREM A CIDADE NESSA ÉPOCA, EM JUNHO... PRECISAMENTE NO ANIVERSARIO DA CIDADE DIA 03 DE JUNHO... O PREFEITO ESTÁ FAZENDO UM EXCELENTE TRABALHO NA CIDADE, "PARABÉNS AMIM QUEMEL E O GOVERNO QUEM AMA CUIDA" CONTINUEM ASSIM, NÃO SEI O QUE ACONTECE POR TRAZ DOS BASTIDORES, MAS AS CENAS QUE VEJO SATISFAZEM MEUS OLHOS... SE ALGUÉM ESTIVE ALGUMA OPINIÃO CONTRARIA, ME DESCULPEM... CADA QUAL COM A SUA, RESPEITO A DE TODOS MAS A MINHA É ESSA E NÃO MUDA!!
AGRADEÇO,

Nathércia Coelho *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

LICENÇA DE OPERAÇÃO