VISEU VIVE EXPECTATIVAS SOBRE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Localizado no nordeste paraense e com uma população estimada em 58 mil habitantes, o município de Viseu vive uma grande expectativa sobre a possível exploração de petróleo na região. Isto porque, na semana passada, a Petrobras comunicou oficialmente à Agência Nacional de Petróleo (ANP) que encontrou indícios de petróleo em um poço no oceano Atlântico, a cerca de 200 quilômetros de Viseu. No entanto, a prefeitura do município afirma que vive uma "desinformação" sobre a exploração do petróleo na região.
Segundo o prefeito Cristiano Vale(PR),o poder público municipal ainda não foi procurado para tratar do assunto por nenhum dos órgãos ou empresas envolvi dos, tampouco pelo governo do Estado. "Nós ficamos a sabendo que encontraram os indícios de petróleo por meio de informações não oficiais ou pela imprensa", ressalta o gestor. Enquanto a isso, a população local vive e uma incerteza acerca dos benefícios que uma possível exploração petroleira na região poderá trazer. Para tentar obter mais detalhes sobre a recente descoberta e possível exploração do petróleo na região, o prefeito afirma que tem tentado conseguir uma audiência com a dirigentes da Petrobrás e Agência Nacional de Petróleo (ANP)."Queremos nos aprofundar e verificar qual o impacto que isto poderá ter na realidade do nosso município. Estamos preocupados em repassar a informação correta para repassar à população, que está na expectativa sobre o assunto", afirma. O município de Viseu tem na agricultura e pesca suas principais atividades econômicas. Segundo o prefeito, o município possui dificuldades de se manter e necessita de investimentos em áreas básicas, como educação, saúde e saneamento básico. "Hoje,podemos afirmar que, Viseu não possui uma estrutura para receber uma situação destas proporções. Daí a importância de sabermos o que, de fato, pode acontecer, para darmos início a um planejamento", lembra o gestor. Para Cristiano Vale, a confirmação de uma reserva de petróleo na região pode trazer benefícios. "Com certeza seria uma benção para o município, devido aos royalties que iriam incrementar a arrecadação e possibilitar mais investimentos",afirma o prefeito. Hoje, contabilizando todas as formas de arrecadação e repasses, Viseu conta com uma receita mensal de R$2,5 milhões, segundo a prefeitura.

INDÍCIOS
Os indícios de petróleo o foram confirmados na semana passada. Estão localizados em uma das duas concessões em águas profundas que explora em associação com a chinesa l- Sinopec na Bacia Pará-Maranhão, segundo informou a ANP. O poço começou a ser perfurado em janeiro passado, e fica em uma região do oceano atlântico de 2,06 mil metros de profundidade e a cerca de 200 km de Viseu. A descoberta pode aumentar o interesse das multinacionais nas diversas concessões na Bacia Pará-Maranhão que a ANP pretende licitar neste ano. Além das duas concessões que explora nessa região em associação com a Sinopec, a Petrobras também é operadora em outras quatro concessões na mesma bacia, algumas em associação com a colombiana Ecopetrol e com mineradora Vale.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia