Reitor da UFPA visitou Capanema

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, visitou pela segunda vez a cidade de Capanema. Ele se faziaacompanhar de vários pró-reitores e pelo coordenador do campus da cidade, Álvaro Lobo. Na sede da Prefeitura de Capanema, onde concedeu entrevista coletiva, a comitiva foi recebida pelo vice-prefeito, Davi Peixoto, que, na ocasião, representava o prefeito Eslon Martins (PR), que não se encontrava na cidade, por secretários municipais e os vereadores Pedro Abraão e Eliane Leal. Após a entrevista, o reitor e comitiva se deslocaram para o São Pio X, onde, no auditório do colégio, Carlos Maneschy conversou com a comunidade escolar, universitários e professores. O evento encerrou com uma visita ao campus 11,no Km 02, da rodovia Capanema Bragança. Confira a entrevista do reitor.
1 - Qual a razão da visita da UFPA a Capanema? R - Essa visita serve como demonstração da preocupação da universidade em consolidar o, campus de Capanema, fazendo com que ele passe da condição de sonho para a de realidade, porque esse é um sonho que se constrói a partir de compromissos firmados com muitas pessoas, mas que não se constitui em processo iniciado em pessoas, mas, sim, no trabalho conjugado de esforços e interesses, e que deve ser reconhecido desde o reitor que nos antecedeu. Agora, cabe-nos dar um passo mais firme, que se traduza na consolidação desse projeto,
2 - Em relação aos cursos até aqui ofertados pelo campus de Capanema, que o senhor tem a dizer?
R - Eu disse, no ano passado, que o compromisso da universidade era o de realizar os cursos já implantados, mas, que, nesse ano e no ano seguinte, ampliaríamos essa oferta, e vamos honrar esse compromisso. O que nos comprometemos realizar, estamos fazendo, em uma parceria muito responsável da Prefeitura de Capanema com a universidade e com a participação dos deputados Lúcio Vale e Nilson Pinto. Esse projeto é um anseio da comunidade. Por conta disso, há ainda nesse ano, a possibilidade de iniciarmos a construção
de mais um prédio, que garantirá a efetivação da oferta projetada, e em uma futura negociação com a Prefeitura de Capanema, acertar uma provável expansão de ofertas, que, aliás, já começa a se concretizar com o curso de Ciências Contábeis.
3 - Como anda a parceria com a Prefeitura de Capanema?
R - A UFPA conta com todo apoio da administração pública municipal, do prefeito Eslon Martins e da equipe de governo. A universidade reconhece o compromisso do prefeito
com esse projeto. Ela nunca esteve parada, mas é 'possível, que, em alguns momentos, ela se desen-volva mais rapidamente do que em outros. Isso é natural, considerando-se a conjuntura
econômica do país, que pode acelerar algumas fases do processo em detrimento de outras, e isso pode acontecer em qual quer lugar. Sempre acreditei na expansão da universidade, porque é um projeto que sempre está em construção e não se conclui. E, quem duvidar desse projeto, que se ponha no caminho dele, e será atropelado.
4 - E àqueles que desconfiam desse projeto e o criticam abertamente, que o senhor tem a dizer?
R- Acho até curioso que ainda existam pessoas, talvez de pouca nobreza, que apostem contra um projeto dessa natureza, isto é, que apostam no fracasso do investimento em educação. São pessoas que não crêem na presença da universidade em Capanema, acredito que por não conhecerem a História, porque não há lugar algum, em nenhum período histórico, em que a universidade se fizesse presente e que, a partir dessa presença, benefícios extraordinários não tenham sido alcançados. A UFPA se encontra instalada e funcionando em Capanema. Isso  é fato. Evidentemente, que temos problemas.

5- O senhor está querendo dizer que a partir de agora o campus de Capanema se encontra consolidado e sem nenhuma possibilidade de retrocesso?
R - Não existe, na história da universidade, retrocesso, porque ela só permite avanços. A UFPA se implantou em Capanema e não há mais retorno. Eu disse isso na primeira vez em que estive aqui. Disse também que, a partir daquele momento, a história seria contada de outra forma, que essa história seria muito mais de virtudes do que de fracassos, e com muito mais possibilidades de que as pessoas transformassem suas vidas e realizassem seus sonhos. Portanto, não há mais do que duvidar de um projeto, que veio para ficar, e que, em toda sua história, jamais experimentou retrocessos.

6 - Reitor, há alguma possibilidade de implantação do curso de Direito no campus de Capanema?
Possibilidade sem pre há, mas eu não vim a Capanema para semear expectativas que não possam ser concretizadas. Penso que o curso de Direito poderia vir para esse campus, não sei muito bem ainda em que modalidade, talvez de forma permanente ou quem sabe possamos deixar esse projeto para um horizonte um pouco mais distante, mas que ele pode vir em um prazo relativamente curto, acho isso perfeitamente possível. A universidade se encontra em negociação com a Prefeitura de Capanema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia