Ator Murilo Rosa visitou projeto no município de Bragança

Após desembarcar na capital paraense nesta sexta-feira (17), o ator global Murilo Rosa esteve, neste sábado (18), no município de Bragança, no nordeste do Estado. Ele foi ao local  gravar chamadas para o Criança Esperança 2011. Ele visitou o projeto ‘Sons do Caeté’ do Instituto Bragantina de Música – ABM, que beneficia mais de 500 crianças e jovens entre 7 e 29 anos e cerca de 120 familiares.
O projeto tem como objetivo a inclusão social e cultural por meio da educação musical e cidadania, a transmissão e preservação dos saberes populares vinculados à cultura da música popular regional, bem como a formação de plateias. Além de oficinas voltadas à educação musical e à cidadania, haverá o aprendizado com mestres-artesãos locais, voltado à confecção de instrumentos musicais tradicionais e produtos culturais artesanais nas oficinas de Lutheria.
Com o apoio do Criança Esperança, o projeto implantará a biblioteca e as oficinas de Educação Musical e Cidadania e de Lutheria. Os recursos serão utilizados para aquisição de oito computadores, 112 cadeiras, 10 mesas, um fichário de escritório, dois armários de metal, oito estantes para biblioteca, material de marcenaria (furadeiras, lixas, cola, selador para oficina de lutheria), para manutenção de instrumentos musicais e para o pagamento de dois educadores pedagógicos.
Segundo Aurimar Araújo, coordenador do projeto e professor de música, Murilo conheceu a sede do projeto, as crianças e gravou as chamadas para o Criança Esperança. ‘Ele falou que nosso projeto é muito bonito e que, iniciativas como essa devem ser difundidas em todo o país porque ajudam a construir uma sociedade melhor’.
Durante a tarde, Murilo deve ir com as cianças, à um igarapé, localizado em um sítio da região. À noite ele participa de um concerto com os jovens apoiados pelo projeto e a apresentação de uma orquestra de câmara e da orquestra de rabecas (instrumento parecido com o violino confeccionado no município).
Projeto
Fundada em 2006, a Associação Bragantina de Música visa à inclusão social e cultural por meio da educação musical, preservando e difundindo as tradições locais. As crianças e adolescentes atendidos vivem em situação de vulnerabilidade social ou são portadores de deficiência.
 As finalidades do projeto são: a inclusão social e cultural por meio da educação musical e cidadania, a transmissão e preservação dos saberes populares vinculados à cultura da música popular regional, bem como a formação de platéias. Além de oficinas voltadas à educação musical e à cidadania, haverá o aprendizado com mestres-artesãos locais, voltado à confecção de instrumentos musicais tradicionais e produtos culturais artesanais nas oficinas de Lutheria e a implantação de uma biblioteca sobre os temas patrimônio cultural e música.
Confira alguns clicks do fotógrafo profissional Lúcio Coutinho:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

LICENÇA DE OPERAÇÃO