Região Nordeste do estado vai ganhar Universidade

O vice reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Dr. Horácio Shineider, apresentou à deputada Simone Morgado, o projeto de implantação da Universidade Federal do Nordeste do Pará (UFNEPA), que funcionará em formato de multicampi, distribuído entre Bragança, Viseu, Capitão Poço e Capanema. O projeto foi levado ao conhecimento da parlamentar durante uma reunião em sua residência, em Bragança, que contou com a presença da coordenadora da UFPA Campus Bragança, professora Dra. Rosa Helena Oliveira, e do vice prefeito de Bragança, Américo Sarmento. 
O projeto da UFNEPA foi apresentado ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília, pelo reitor da UFPA, professor Dr. Carlos Maneschy, no dia 25 de abril, e entregue ao ministro da Educação, Aloísio Mercadante, para ser avaliado pela equipe técnica do MEC. De acordo com o projeto, Viseu será contemplado com o núcleo acadêmico na área petrolífera, contando com 45 professores. Para Capitão Poço, o campus da UFNEPA disponibilizará cursos de ciências agrárias e florestais, com 44 professores, incentivando assim a cultura já desenvolvida no município. Em Capanema, o foco será para as ciências sociais e econômicas, cujo corpo docente será composto por 72 professores. Bragança será o município a encampar o maior número de núcleos da futura academia: saúde, educação, letras e comunicação, tecnologia (engenharias), filosofia e ciências humanas, biodiversidade, ciências exatas e naturais, arte e direito. Para garantir o funcionamento do campus a ser implantado em Bragança, serão necessários 481 professores. Além dos avanços na capacitação, a implantação da UFNEPA causará impacto muito positivo nos quatro municípios caeteuaras, onde a chegada de novos moradores vindos para estudar ou lecionar nas instituições, agregarão valores favoráveis à economia de Bragança, Viseu, Capitão Poço e Capanema. O terreno para a implantação do campus da UFNEPA em Bragança já foi doado pela Prefeitura local, faltando apenas a certidão do espaçoso imóvel, localizado entre o Senai e o posto Rodoterra, na parte dos fundos. Segundo Horácio Shineider, a área é ideal para a construção da nova universidade. A deputada Simone Morgado e o vice prefeito de Bragança, Américo Sarmento, ficaram entusiasmados com a proposta e levaram a informação ao senador Jader Barbalho, que encampou a idéia. “A bancada paraense em Brasília vai se empenhar para trazer mais esse benefício para o Estado”, disse o senador.


Instituto Santa Teresinha climatiza salas de aulas 

A deputada Simone Morgado intermediou junto à Celpa – Centrais Elétricas do Pará -, o aumento de carga da unidade consumidora do Instituto Santa Teresinha, situado no município de Bragança, que passou de 75 KVA para 225 KVA. Segundo a diretora do Instituto educacional Maria da Ascensão Lemos da Silva, o aumento de carga visa melhorar o ambiente em sala de aula “proporcionando mais conforto e qualidade do ensino aos nossos alunos e funcionários”, frisou. Segundo a diretora as salas de aula já tinham sido adaptadas para receber o sistema de refrigeração, sendo aprovado por meio de um laudo técnico da Celpa, mas o processo de liberação do fornecimento de energia elétrica para a adequação de aumento de potência do transformador da unidade consumidora estava muito lento. “A intermediação da nossa ilustre representante na Assembleia Legislativa, foi fundamental para que a Celpa realiza-se o aumento da carga do transformador”, relatou a diretora do Instituto por meio de ofício enviado à deputada. “Nós pedimos as bênçãos da Virgem Maria e Santa Teresinha em prol de um profícuo e abençoado mandato legislativo à atuante deputada que nos orgulha de ter sido brilhante aluna deste educandário”, agradeceu a diretora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia