Lúcio Vale cobra melhoria e asfaltamento de estradas paraenses

Asfaltamento urgente das rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e BR 308 (no trecho que liga Bragança a Viseu) e a duplicação da rodovia BR 316, no trecho entre Castanhal e Santa Maria. Essas foram algumas reivindicações feitas nesta sexta-feira, 25, pelo deputado federal, Lúcio Vale (PR/Pa) ao subir à tribuna da Câmara Federal.

 O parlamentar também solicitou ao governo federal a construção de um anel viário no município de Altamira; a construção da ponte sobre o rio Xingu, em Belo Monte e, ainda, uma atenção especial às obras do chamado Pedral do Lourenço, necessárias para viabilizar a hidrovia do Tocantins. “Nosso Estado vem crescendo em um ritmo maior que a média brasileira e, cada vez mais, faz-se necessário investimento em infraestrutura, sendo a área de transporte primordial para o enfrentamento dos desafios postos a nossa frente”, ressaltou Vale. O deputado lamentou o fato da rodovia Transamazônica ter sido aberta há mais de 40 anos e até hoje permanecer inacabada. Por isso, ele solicitou que o asfaltamento da estrada seja feito em caráter de urgência, uma vez que as obras da hidrelétrica de Belo Monte têm atraído um grande número de pessoas e de empresas à região, sem que as condições da rodovia atendam a demanda. “É fundamental que as obras de asfaltamento sejam concluídas urgentemente a fim de que a região possa ser contemplada com os benefícios que a implantação da hidrelétrica possa trazer”, disse, lembrando que a melhoria da estrada é um clamor do povo, há tempos. Outra preocupação de Lúcio Vale é com que vem ocorrendo no município de Altamira após a chegada de Belo Monte. Segundo ele, o município é um dos que mais sofrem com os impactos do projeto porque além de ser pólo regional, é parada e/ou passagem quase obrigatória dos veículos e pessoas que chegam em busca de oportunidades geradas pela implantação da usina. “O que agrava a situação é que todo esse fluxo passa por dentro do município, provocando desequilíbrio entre a oferta e a procura em muitas áreas e serviços”, disse, apresentando como proposta para reduzir esse impacto, a construção de um anel viário para que muitos dos veículos que trafegam pela transamazônica sigam direto pela rodovia sem precisar atravessar a área urbana da cidade. “A construção do anel viário, melhoraria, também, o sistema de transporte urbano do município”, assegurou, apontando também como urgente a construção da ponte sobre o rio Xingu, em Belo Monte, ligando os municípios de Anapu e Vitória do Xingu. Para ele, a obra é importante porque vai facilitar o escoamento do grande volume de carga que chega pela Transamazônica para atender às obras da construção da hidrelétrica. O parlamentar também pediu atenção especial do governo federal para viabilizar as obras do chamado Pedral do Lourenço, necessárias para viabilizar a hidrovia do Tocantins e fundamental à instalação de pólos industriais no Sudeste do Pará. A obra estaria em fase de projeto executivo, mas ainda sem data para iniciar. “Nossa sugestão ao Ministério dos Transportes é que seja estabelecido um prazo para o início dessas obras a fim de que o Pará possa estar preparado para receber novos empreendimentos e novas fontes de geração de renda e emprego”, disse. Duplicação da BR 316 deve ser urgente Em seu discurso, o deputado Lúcio Vale voltou a pedir que seja acelerada a ação do projeto de duplicação da rodovia BR 316, no trecho entre os municípios de Castanhal e Santa Maria do Pará e, também, a aceleração das obras de adequação da rodovia no trecho Belém-Castanhal, com a construção de rotatória e de ciclovia no trecho urbano de Castanhal como forma de criar condições mais humanas no tráfego de veículos. Outra solicitação do deputado ao governo federal foi o asfaltamento das rodovias BR 163, que integra a região Norte ao Centro Oeste e Sul do Brasil, e da BR 308, que liga Bragança a Viseu. “A rodovia BR 308 é estratégica para o Pará, porque permite uma interligação mais rápida com o Maranhão”, disse o deputado, afirmando que várias emendas parlamentares já foram apresentadas para assegurar o asfaltamento da estrada, mas a viabilidade de execução da obra está dependendo da conclusão dos estudos de impacto ambiental e da emissão do laudo pelo IBAMA. “Temos certeza, que o governo federal vai olhar com carinho para o nosso Estado, viabilizando as obras que o nosso povo precisa”, reforçou o deputado.

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