Tracuateua festejou no dia 29 de setembro seus 19 anos de emancipação político-administrativa de Bragança.

Tracuateua festejou no dia 29 de setembro seus 19 anos de emancipação político-administrativa de Bragança.

Para festejar a data a prefeitura municipal organizou eventos e inaugurações como forma de movimentar o município e promovendo ações principalmente na área da saúde, da educação e do lazer. A Semana de aniversário foi aberta com a realização dos I jogos municipais colegiais no dia 24 de setembro no Ginásio Pinheirão. Já no dia 28 de setembro aconteceu a entrega de 75 melhorias sanitárias domiciliares aos moradores do bairro da Água Fria, projeto social este de grande importância para o saneamento e saúde pública daquele carente bairro, da inauguração do microsistema de abastecimento de água da comunidade de São Mateus, no domingo a inauguração da Central de Regulação do SUS, a inauguração da Unidade Básica de Saúde da vila de Manoel dos Santos, aliás um antigo anseio dos moradores daquela comunidade que agora dispõe de um espaço acolhedor e confortável para serem orientados e atendidos nos momentos de enfermidade. Os principais serviços oferecidos na unidade serão consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas e fornecimento de medicação básica. A entrega da Central de Regulação do SUS é importante para orientar o fluxo de atendimento, facilitar a realização das consultas especializadas fora do município e os exames de média e alta complexidade, solicitados pelos profissionais da saúde além do atendimento nutricional para os moradores da cidade de Tracuateua. O prefeito e equipe também visitou o Centro de saúde municipal que já conta com um aparelho de Raio-X odontológico e também o Hospital municipal de Tracuateua que já dispõe de mobiliário doado pelo governo do estado, como um grupo gerador de energia. A intenção da administração municipal é melhorar cada vez mais o atendimento do hospital, inclusive com a ampliação do número de consultas, atendimentos e cirurgias, contando com a parceria do governo do estado. Na programação de aniversário na Avenida Mario Nogueira ocorreu a prestação de contas dos nove meses da administração de Aluizio Barros, apresentações culturais, com destaque para a banda FAMUT, com o parabéns para Tracuateua cantado pela população e autoridades presente ao espaço público e shows com Tiago Costa e Banda AR-15.










Semed promoveu os I Jogos Estudantis

 A prefeitura através da Secretaria municipal de educação promoveu de 23 a 29 de setembro os I Jogos municipais de Tracuateua com o tema “Esporte e Educação valorizando o conhecimento da cultura brasileira”. A abertura aconteceu no Ginásio de Esportes Pinheirão e abriu oficialmente a programação da semana de aniversário de 19 anos do município. Na cerimônia de abertura contou com a participação de nove escolas pólo da cidade e do interior que adentraram ao ginásio portando bandeiras de estados brasileiros que sediarão os jogos da copa do mundo em 2014. Logo depois a Banda FAMUT fez sua apresentação, seguida do acendimento do fogo simbólico, execução do hino nacional, o juramento dos atletas, pronunciamento das autoridades e abertura dos jogos pelo secretário municipal de educação, Junior Barros e apresentações de danças e coreografias pelos alunos das escolas participantes. Durante o evento, o secretário Junior Barros anunciou a construção de mais quadras escolares para o incentivo ao prático desportiva no município.

Tracuateua sediou Encontro da juventude do Campo 

Com o tema “Educação do Campo e juventude: Integrando Saberes e Sustentabilidade”, representações de quatorze municípios do nordeste paraense participaram em Tracuateua do I Encontro territorial da juventude do campo, das águas e das florestas, com discussões voltadas para a organização e a identidade no território, o empreendedorismo do jovem do campo, com reflexões que garantam a produção de renda e a sustentabilidade local. O evento visou promover discussões sobre os desafios da sustentabilidade social, econômica e cultural do campo, possibilitar relatos de experiências das diferentes práticas da educação do campo, estimular a criação do comitê regional da juventude do campo e propor oficinas de territórios voltados para a sustentabilidade, produção, distribuição e geração de renda através dos debates proporcionados a partir das palestras ministradas. O evento organizado pela SEDUC/governo do estado, com o apoio da Secretaria municipal de educação da prefeitura de Tracuateua, do FNDE e do governo federal.

 8ª Conferência de Saúde 


Autoridades, delegados, representantes de entidades e usuários participaram das discussões da 8ª Conferência municipal de Saúde de Tracuateua que a partir do tema “Consolidação dos instrumentos de gestão do SUS com o controle social: O Desafio de cumprir a lei”, visou definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde,avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; fortalecer o Controle Social no SUS e garantir formas de participação dos setores da sociedade. No inicio a presidente do Conselho municipal de saúde, Aparecida Rocha tomou a palavra agradecendo a todos pela presença e participação, como também o prefeito Aluizio Barros, a secretária de saúde Tarcilane Almeida, vice prefeito, Edson Brito, o promotor de justiça Afonso Ferro, os vereadores Gilmar e Maria da Glória e o palestrante Rogério Pinto. A secretária Tarcilane frisou a conferência como um espaço democrático, de exercício da cidadania, e oportunidade de pontuar os anseios, implementar benefícios, com o desafio de cumprir a lei do SUS com melhores resultados para a saúde do município. O promotor de justiça Afonso Ferro centrou sua fala nos Desafios para o cumprimento da lei, que a consolidação das demandas da saúde para o atendimento do usuário passam pelo planejamento das ações de saúde, pelo controle do SUS, aludiu que o papel do conselheiro tem que ser discutir as políticas de gestão de processo e sua efetividade, e não apenas se limitar a prestação de contas. O promotor frisou a importância do fortalecimento da participação popular, com um debate profundo para assegurar o direito à saúde das pessoas, visando o processo do controle social, com reclamações e denúncias quando o atendimento a população não for realizado de maneira satisfatória. O prefeito Aluizio falou da situação de caos que encontrou a saúde, com recursos bloqueados, o hospital parado, PSFS sucateados, profissionais desestimulados, com seus salários atrasados, mas que com planejamento e apoio de sua equipe de governo, a política de saúde no município irá avançar. Disse que as redes de serviço estão sendo organizadas, o hospital melhorará seu atendimento, postos de saúde como da Chapada, Manoel dos Santos e da Água Fria estão recebendo reforma e ampliação, que o município contará com 7 novas unidades de saúde com recursos já garantidos para este ano, além de duas reformas para o Centro de Saúde municipal e da Flexeira, incluindo o empenho para melhorar a cobertura e o atendimento do hospital, com foco para a saúde preventiva da população na atenção básica. A tarde houve trabalho em grupo e apresentaçao do mesmo. Plenária final e encerramento. A prefeitura municipal de Jussiape – BA realizou um excelente evento onde houve um grande número de participantes. Ressaltamos que essa Conferência teve como centralidade o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

LICENÇA DE OPERAÇÃO