PMAC incentiva cultivo de ostras em Nova Olinda

A Secretaria municipal de Pesca e Aquicultura, parceira do Ministério da Pesca, entregou 1. 500 travesseiras de ostras para pescadores de ostras de Nova Olinda. A entrega partiu do secretário de Pesca e Aquicultura, Wilson Cunha, na sede da Agronol em Nova Olinda. Além do Ministério da Pesca, a Prefeitura de Augusto Corrêa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Pesca e SEBRAE. O secretário também entregou 135 mil sementes de ostras para os pescadores que trabalharão com a engorda do marisco. O secretário Wilson apontou que essa foi mais uma etapa dos projetos de valorização e incentivo das produções pesqueiras no município. O distrito de Nova Olinda é o principal produtor de ostras do município, responsável por destinar o marisco para outros municípios do estado. (fotos: Milson Souza)


Programa Saúde na Escola

 Aconteceu na manhã de 17 de setembro, o lançamento das estratégias do Programa Saúde na Escola (PSE). A cerimônia ocorreu na quadra Manoel Sady, reunindo a coordenação do Programa, professores, alunos e pais de alunos. O Programa vai atender aproximadamente 14 mil alunos que fazem parte da rede municipal de ensino, na sede e no interior. “O Programa vai atender todos os alunos de todas as escolas do município e esse é um diferencial grande, pois é um direito do aluno, além da educação a saúde”, explica a enfermeira Talita Soares, coordenadora do PSE. O diferencial do PSE na administração atual é que os alunos não terão acesso apenas à palestras, oficinas e temas transversais, mas também ao acompanhamento por meio de consultas, odontologia, nutrição, vacinação, medicação e outros serviços. Para isso, é importante que os pais tenham acesso ao Cartão do SUS, que pode ser requerido no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. “A saúde do aluno interfere diretamente no aprendizado. Essas estratégias são de suma importância para o melhor desenvolvimento do alunado e nós estaremos trabalhando, dando o acompanhamento necessário para que o Programa seja um sucesso e beneficie a todos”, declarou a secretária de saúde, Rejane Brandão. (texto: Reve Fernandes, fotos: Ivan Raiol)



VIII Conferência municipal de saúde

 Aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro a VIII Conferência Municipal de Saúde do Município de Augusto Corrêa. Reunindo centenas de pessoas, entre delegados, conselheiros, organização e sociedade civil, o evento foi promovido no Centro de Nazaré pela Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa e Secretaria Municipal de Saúde. A VIII Conferência Municipal de Saúde teve como tema: Consolidação dos instrumentos de gestão do SUS com o controle social. Desafios de cumprir a lei. A Conferência foi o momento de ouvir as contribuições da sociedade sobre os principais pontos a serem contemplados pela política de saúde que será elaborada e implementada nos próximos anos. A realização da mesma, além de prevista em Lei, teve o propósito de avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde no município de Augusto Corrêa. “Foi o momento que podemos apresentar o diagnóstico da nossa saúde, que teve um avanço muito significativo nesses oito meses de governo, e elaborar junto à sociedade políticas de mais melhorias para o nosso município. O evento em si foi muito proveitoso e muito importante para todos”, declarou a secretária de saúde, Rejane Brandão. Romana Reis mencionou a participação popular como característica principal do atual governo. “Saúde é o nosso bem maior e nós temos avançado muito graças ao nosso empenho, mas a participação da sociedade é de fundamental importância para que nós possamos avançar ainda mais e esse foi o momento, das propostas, de apresentação das políticas que certamente serão priorizadas no nosso governo”, falou. (texto: Revelino Fernandes, Imagens: Ivan Raiol).





 PMAC realiza VI Regata dos Pescadores em Perimerim


 Como forma de incentivar o esporte, a cultura, o lazer e valorizar o pescador do município, a Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa realizou a VI Regata dos Pescadores na vila de Perimerim. O evento, alusivo às programações da Semana da Pátria 2013, aconteceu na manhã desta sexta, 06, atraindo milhares de pessoas. O evento já é tradicional naquela vila e evidencia a valorização do governo municipal pelo pescador, que é um dos principais geradores de renda para o município e responsável por levar o peixe à mesa de muitos urumajoense. “No nosso governo o pescador é visto com olhos mais solidários. Nós temos compromisso de promover, fomentar e valorizar as atividades pesqueiras do nosso município, com projetos e ações que possam possibilitar a esses guerreiros melhores condições de vida e trabalho”, salientou a prefeita Romana Reis. O vencedor da Regata agradeceu o empenho e a ajuda da prefeita de Augusto Corrêa em valorizar e manter a tradição da Regata. “A gente que é pescador fica muito grato à professora Romana por nos dar esse apoio e manter a nossa Regata. Esse evento só pode ser realizado graças ao auxílio da prefeitura e parceria dos nossos amigos”, salientou seu “Caiqueiro”, que venceu a Regata com a canoa Arimateia. A VI Regata dos Pescadores foi mais uma realização da Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento Municipal de Juventude, além da Escola Municipal Maria Benedita Mota, situada naquela comunidade. Além das premiações, os pescadores também receberam certificados de pescadores destaque 2012/2013 em várias modalidades da área pesqueira. No concurso Musa da Regata a vencedora foi Jhenifer Thaina que foi premiada com R$ 1mil e três meses de Academia Alternativa, já Edilamar Lisboa foi a segunda colocada, ganhando R$ 500 mais dois meses de academia. (texto: Reve Fernandes, imagem: Jorge Montalvão) Mais dois ônibus escolares A Prefeitura municipal de Augusto Corrêa conquistou, junto ao Ministério da Educação, mais dois ônibus escolares para transportar alunos da zona rural do município. Os ônibus chegaram na tarde desta quarta, 04, e já estão servindo a comunidade escolar do município, que agora terá mais suporte no transporte dos alunos às escolas, principalmente nas comunidades rurais mais distante. No início do mandato, a prefeita Romana Reis já havia conquistado dois ônibus novos para o município. Mais uma vez, a prefeita cumpre com seu compromisso, possibilitando melhorias na educação. “Eu fico muito contente em vê nossas solicitações sendo atendidas, graças ao nosso esforço de ir buscar esses benefícios para o município, evidenciando a importância da qualidade da nossa educação”, declarou a prefeita.(texto: Reve Fernandes)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juliane é a 21ª Garota Pérola FM

Miss e Mister Ajururuteua 2011

Márcio Bureta, ex-vereador condenado por estupro, já se entregou a polícia