Encontro discutiu o currículo do Ensino Fundamental de 9 anos


             A abertura do Encontro de Reorientação Curricular aconteceu no auditório do Instituto Santa Teresinha e contou com a participação de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores lotados nas escolas da rede pública municipal. O projeto de formação continuada dos educadores do município tem por objetivo oferecer subsídios teóricos e discutir a competência docente no processo ensino-aprendizagem. Segundo Roseane Guimarães coordenadora pedagógica responsável pelo ensino fundamental da rede municipal neste segundo semestre serão ofertados cinco encontros de estudo e organização curricular voltados aos profissionais que atuam em escolas de ensino fundamental. O primeiro está em andamento e apresenta o tema: Reorientação Curricular do Ensino Fundamental de Nove Anos que proporciona momentos de reflexão, estudo e discussão buscando a construção de uma proposta curricular para a rede municipal.
                 O assessoramento aos profissionais do município está a cargo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará.  A equipe de consultores e formadores é constituída por professores da UFPA, pesquisadores nas áreas de gestão educacional e currículo com titulação de pós-doutorado, doutorado e mestrado: Prof.Dr. Genylton Odilon Rocha (UFPA/Belém), Prof.Dr. Fabrício Aarão Freire Carvalho (UFPA/Belém), Profa. Dra.Maria José Aviz do Rosário (UFPA/Belém) e pela Profa. Msc. Amélia Maria Araújo Mesquita (UFPA/Bragança).
                Desde 2009 o Brasil passou a ter uma Lei que estabelece as diretrizes curriculares do Ensino Fundamental de 9 anos e por essa razão estados e municípios precisam promover reformas curriculares para que suas escolas possam atender as orientações gerais que estão contidas nas diretrizes do ensino. A Secretaria Muncipal de Educação realiza o processo de reorientação curricular na perspectiva de adequação da rede às normas e diretrizes estabelecidas na legislação brasileira que modificou o ensino fundamental.
                 De acordo com o professor Genylton Rocha que faz parte da equipe de assessoria é fundamental qualificar os professores que integram a rede municipal para que estes profissionais possam ter condições de participar de forma ativa e qualificada desse debate que vai gerar até o final do ano um novo currículo para escolas de ensino fundamental mantidas pela Secretaria Municipal de Educação.    “A implantação do novo currículo vai afetar diretamente o trabalho diário do professor em sala de aula, no que ele vai ensinar e na forma como ele vai avaliar se houve aprendizagem por parte dos alunos. Durante essa formação, os temas dizem respeito a isso. Nós queremos mostrar aos professores o que a legislação traz de novo, mostrar as mudanças que esse currículo pode gerar no trabalho que eles desenvolvem nas escolas. Portanto, é fundamental que o professor de Bragança possa se qualificar e apresentar um trabalho com maior qualidade para as novas gerações de estudantes do município”, acrescentou.







Comunicação/SEMED

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