Sessão especial em homenagem ao Dia da Mulher na CMB
Em sessão especial realizada no dia 8 de março a Câmara Municipal de Bragança homenageou 74 mulheres bragantinas atuantes nas mais diversas áreas profissionais. A sessão que iniciou sendo presidida pelo presidente da Casa, vereador Nelilson Almeida e pelos demais membros da mesa diretora, depois foi passada a presidência da sessão para a vereadora Rosa Chagas, tendo ao seu lado na mesa dos trabalhos, as demais vereadoras Irene Farias, Andrea Mota e Socorro Lobão, assim como o prefeito padre Nelson Magalhães e a Sra. Edite Campos, convidada pela edil Rosa para fazer parte da mesa.
O prefeito Nelson apresentou um projeto de lei de autoria do poder executivo, via Secretaria municipal de planejamento, que cria a coordenadoria municipal dos direitos da mulher, que é responsável por elaborar e coordenar as políticas municipais que asseguram a defesa dos direitos das mulheres para a superação das desigualdades e o combate às diferentes formas de discriminação de gênero. Este mesmo projeto mais tarde foi discorrido pela secretária Márcia Jorge Andrea, que destacou a importância do projeto que tem a função de formular, articular e monitorar as políticas públicas municipais de apoio à mulher vítima ou não de violência.
A vereadora Rosa Chagas frisou alguns grupos de mulheres profissionais que tem papel destacado na sociedade e que por vezes são esquecidas, como as parteiras, feirantes, costureiras e professoras , citou ainda as servidoras da câmara que tem um importante trabalho no funcionamento da Casa e também as senhoras do interior.
Também se pronunciaram sobre o Dia da Mulher, a presidente da seção OAB/PA em Bragança, advogada Helda Aranha, assim como a secretária municipal de planejamento, Márcia Andrea e a educadora Léia Pinto, professora e sindicalista que foi até a tribuna da Casa pedir ações efetivas em valorização e respeito aos direitos da educação, nas áreas da saúde e educação. Abaixo alguns registros fotográficos de homenagens às mulheres bragantinas pelo seu dia internacional.
Comentários